Tatuapé é um dos melhores lugares para morar em SP, diz estudo 

Bairro apresenta crescimento e desenvolvimento meteóricos. Situação é bem-vista por seus moradores. 

0
24
Parque Ceret, Tatuapé. Créditos: Vitor Soares

O bairro do Tatuapé, localizado na zona leste de São Paulo, tem se consolidado como uma das regiões mais desejadas para se viver na capital paulista. Em 2025, a plataforma QuintoAndar divulgou um ranking dos 20 melhores bairros para se morar na cidade, e o Tatuapé foi o único da zona leste a aparecer na lista, ocupando a 18ª posição e ficando à frente de bairros tradicionais como a Vila Madalena, na Zona Sul de São Paulo, por exemplo. 

Esse reconhecimento é resultado de anos de desenvolvimento, alto investimento em infraestrutura e qualidade de vida cada vez melhores para seus moradores, como mais espaços de lazer e uma maior infraestrutura no transporte público. O ranking leva em consideração critérios como praticidade, lazer, segurança, tranquilidade e mobilidade. 

 

O Tatuapé passou por uma grande transformação nos últimos anos. De um bairro industrial, rural e de classe média para uma região com forte valorização imobiliária. Com um perfil residencial sofisticado, ele atrai tanto famílias quanto jovens profissionais em busca de uma vida confortável. Entre 2013 e 2017, o Tatuapé liderou o número de lançamentos imobiliários em São Paulo, com 40 novos empreendimentos e um total de 4700 apartamentos, segundo artigo publicado na Folha de São Paulo em 2018. 

João Pedro Moreira, 26, empresário morador do Tatuapé há 12 anos, compartilha um pouco da sua experiência. “Morava com a minha família em um bairro mais afastado, com menos segurança e infraestrutura se comparado ao atual bairro. Nos mudamos em busca de uma melhor qualidade de vida, proximidade de bons restaurantes e do centro da cidade”, conta ele. A expansão imobiliária trouxe empreendimentos modernos, condomínios de alto padrão e uma variedade de serviços essenciais, como escolas, hospitais e centros comerciais. O Shopping Anália Franco e o Parque Ceret são apenas dois dos pontos mais icônicos do bairro que oferecem lazer e entretenimento para todas as idades. 

“O bairro vem crescendo verticalmente de forma exponencial. É visível o grande número de guindastes no horizonte. O número de restaurantes, hospitais e locais de lazer também aumentou. Novas estações de metrô estão sendo construídas, melhorando a mobilidade urbana.”, complementa o morador. A infraestrutura do Tatuapé é um de seus maiores trunfos. O bairro é bem servido por estações de metrô, como Tatuapé e Carrão, que facilitam o deslocamento para outras regiões da cidade, como centro e as regiões do ABC Paulista. E ainda vai receber uma nova estação em breve, a Anália Franco, que será em frente ao shopping. Além disso, o Tatuapé tem importantes vias que o cruzam: a Radial Leste e a Avenida Salim Farah Maluf, que ligam o bairro a toda zona leste da cidade. 

João Pedro também fala sobre os aspectos que ele mais valoriza no bairro: “Gosto da quantidade de bares e restaurantes, a vida noturna é bem presente na cultura do bairro. Temos também o parque CERET, que oferece uma ótima estrutura para a prática de diversos esportes, como futebol, corrida, tênis, futebol americano, piscinas etc. Temos também três grandes shoppings disponíveis para os moradores.” Apesar das melhorias, João Pedro pontua que ainda existem desafios. “A segurança é um problema em toda a cidade, porém, sempre ficamos sabendo de algum roubo ou furto no bairro. O furto de carros é um problema antigo e ainda persiste na vida dos moradores e visitantes. Acredito que a implementação de mais câmeras de segurança, aumento de policiamento e melhoria no sistema de leis criminais sejam essenciais para uma redução de crimes no bairro e em toda a cidade.” 

A criminalidade é um ponto que ainda está em alerta no bairro, principalmente roubo e furtos de veículos. Uma notícia publicada pela Gazeta Brasil em agosto de 2023 destaca que o Tatuapé registrou 841 ocorrências de roubos e furtos de veículos no primeiro semestre daquele ano, apontando um grande índice desse tipo de crime na região. O levantamento, divulgado com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) e do Monitor da Violência, situa o bairro entre um dos maiores da cidade com esse tipo de incidência de delitos contra patrimônio. 

Por outro lado, a oferta de serviços é um diferencial do bairro. Restaurantes renomados, bares sofisticados e diversas opções de comércio fazem do Tatuapé um local que oferece praticidade sem renunciar ao conforto. O reconhecimento do Tatuapé no ranking do QuintoAndar reflete diretamente no mercado imobiliário local. O aumento na procura por imóveis na região evidencia o interesse crescente de investidores e futuros moradores. A valorização dos imóveis no bairro se deve à sua infraestrutura robusta, à excelente localização e à qualidade de vida que oferece. 

João Pedro comenta ainda sobre a valorização do bairro: “Positivamente, visto que o imóvel no qual moro valorizou muito nos últimos anos e ainda tende a continuar valorizando.” 

As perspectivas para o futuro do bairro são promissoras. Com novos empreendimentos sendo lançados, melhorias na mobilidade urbana e investimentos em áreas verdes e lazer, a tendência é que o Tatuapé continue a se destacar como um dos melhores bairros de São Paulo. Porém a segurança pública ainda tem muito a melhorar, e acaba sendo o maior desafio para o bairro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui