População enfrenta problemas na hora de se locomover pela Consolação
O Distrito da Consolação conta com duas linhas de metrô finalizadas, sendo as linhas 4-Amarela (Higienópolis-Mackenzie) e 2-verde (Consolação e Paulista), junto a linha 6-Laranja, que está em processo de construção desde setembro de 2015.
A linha 6-Laranja contará com 15,3 km de extensão, passando pela zona norte, oeste e central da cidade de São Paulo. Ela irá partir da estação São Joaquim (linha 1-Azul) até a estação Bandeirantes, localizada na rodovia dos Bandeirantes. Essa linha de metrô ficou conhecida por ser a “linha dos estudantes”, pelo fato de passar perto de diversas faculdades como Unip, PUC, Mackenzie, FMU e FAAP.
As linhas do metrô de São Paulo carregam um histórico de acidentes extenso, como a queda das paredes da linha 4-Amarela e o acidente na linha 17-Ouro do monotrilho, resultando na morte de um funcionário. A linha 6-Laranja não é diferente: um caso muito relevante que aconteceu na sua construção foi em fevereiro de 2022, quando houve um rompimento que ocasionou um vazamento e o desabamento de um trecho da via da Marginal Tietê, deixando uma parte interditada por dias, o que deixou o trânsito intenso na região.
Dona Geni, costureira e moradora há mais de 20 anos da região da Consolação, contou que a sua casa quase foi inundada com a rua alagada, devido aos problemas que vem acontecendo por conta dos funcionários da obra da linha 6-Laranja. Ela disse que eles vêm jogando muito lixo nos bueiros e nas ruas, e devido a esse fato, os bueiros e “bocas de lobo” estão entupidas, ocasionando muitos alagamentos na região.
Dona Geni lembrou que no dia do ocorrido a sua filha tinha acabado de chegar do trabalho e estava dormindo, e precisou levantar imediatamente para tentar desentupir os bueiros da rua. “É desesperador, e humilhante. Nunca tivemos problemas assim aqui na região.”
A linha 4-Amarela contém as duas estações mais importantes da região, sendo a Consolação e a Paulista (as mesmas estações, apenas de linhas diferentes) e a Higienópolis-Mackenzie. Em 2010 foi aprovado o projeto de lei em que construiu as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, que são operadas pela ViaQuatro.
Apesar de atualmente ser uma linha que transporta milhares de pessoas, já ocorreram mais de 11 acidentes na construção da linha. O mais marcante ocorreu em 2007, durante a construção da estação Pinheiros, onde uma cratera de 80 metros de diâmetro e 32 metros de profundidade se abriu, provocando o soterramento de carros e caminhões.
O estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie Rafael Arikawa, 18 anos, relata que ao utilizar o ônibus todos os dias sente que a região da Consolação é muito mais favorável aos automóveis do que aos pedestres. O fluxo de carros da Consolação é muito intenso, a poluição sonora e o cheiro de gás carbônico são perceptíveis. Os semáforos permanecem fechados por muito tempo, o suficiente para perder o ônibus. Por esses motivos os pedestres acabam sendo esquecidos.
Ele conta que com as obras da linha laranja, os pedestres só ficaram mais prejudicados, pois os espaços de calçadas diminuíram. “Com a obra da linha laranja os problemas só se intensificaram. A obra ocupa mais da metade do espaço dos pedestres e uma faixa inteira da rua. O trânsito ficou mais caótico, mais buzinas.”