O labirinto iluminado nos Arcos do Theatro

0
48

Otávio Lima

Cercado de monumentos históricos, prédios antigos e até mesmo a prefeitura da cidade, um bairro se destaca por sua beleza, ou pelo menos deveria ser, em meio ao caos que é o centro de São Paulo. A República, conhecida principalmente pela sua famosa praça, atualmente está abandonada e se tornou um ponto de usuário de drogas e prostituição, mas também há pontos consideravelmente bons, um dos principais são restaurantes renomados e alguns se encaixam até mesmo na categoria Michelin (guia turístico desenvolvido pela marca de pneus que classifica bares e restaurantes no mundo).

  Dentre os pontos gastronômicos importantes na região, um vem se destacando principalmente por sua beleza e localização. O Bar dos Arcos vem ganhando espaço por ser estruturado embaixo ao Theatro Municipal. Fundado pelo empresário Facundo Guerra, a ideia era utilizar um espaço pouco frequentado em um dos principais edifícios históricos de São Paulo. A oportunidade de transformar o espaço, surgiu em 2016, mas o bar abriu apenas no final de 2018, devido a licitação na prefeitura, necessária por se tratar de um edifício tombado.

O local não pode passar por reformas, apenas pequenas adaptações, por se tratar de um edifício histórico qualquer tipo de alteração deve ser considerado um crime contra o patrimônio público. “Quando o Theatro foi inaugurado em 1911, a ideia para o espaço era ser uma casa de chá, utilizada pelos barões do café, mas com o tempo encerraram as atividades e foi utilizado por muito tempo para outras partes, mas nenhuma envolveu área de alimentação” afirma Felipe Freitas, de 31 anos, subgerente.

 O Bar dos Arcos é dividido em dois espaços. O Salão Dourado, em sua porta de entrada é comum ouvir sons de violinos, violões, caracterizando como um salão clássico, um ótimo lugar para tomar um café, e há variedade de pratos gourmets. O ambiente é muito agradável para quem busca fugir do estresse causado pela cidade mesmo próximo a locais muito movimentados como a Praça Xavier de Toledo e o Viaduto do Chá. Os preços dos pratos variam entre R$36 e R$52 e seu funcionamento é de terça a sexta das 11h às 16h, sábado e domingo das 10h às 16h.

O Salão dos Arcos, localizado no subsolo em uma estrutura construída há mais de 100 anos, foi inspirado no filme “O Iluminado” lançado em 25 de dezembro, de 1980, pelo diretor Stanley Kubrick. Conta com um local privado e isolado para uma quantidade entre 12 e 18 pessoas, apelidado de RedRum, em homenagem a palavra repetida pelo garoto Tony durante o longa-metragem, que significa assassinato ao contrário. Suas colunas e mesas de led, caracterizam uma peculiaridade, que nos recordam um labirinto, e apresenta uma familiaridade com as tavernas. Funcionários antigos do Theatro afirmam que há presença de espíritos no salão. O local funciona de terça e quarta das 18h às 01h, quinta e sexta das 18h às 02h e no sábado das 18h até as 03h.

  Sobre a relação do local com a música Felipe afirma que “em meados de 2019 e 2020 havia diversas apresentações de artistas no Salão dos Arcos. Mas sofremos um bloqueio com a pandemia da covid 19, que tornou menos acessível a apresentação de artistas com frequência”. 

  Ao questionado sobre o funcionamento do bar na pandemia, o subgerente relatou que o local perdeu muitos clientes e houve demissões em massa, e até correu risco de fechar, pois a região sedia diversas empresas, e com a popularização do home office, não havia público e a casa não fazia delivery. Na metade de 2021 reabriu, e recentemente ganhou força com o projeto da prefeitura de incentivar a criação de comércios, bares e restaurantes no centro. Atualmente o bar tenta reconquistar seu público perdido e há um projeto para ampliar e melhorar o local.

Pensando em uma forma de tornar o local seguro e acessível, foi desenvolvido uma ideia de saída rápida e segura aos clientes pelo bar, os clientes são “escoltados” aos locais próximos para se mobilizarem de transporte público e até mesmo aos estacionamentos próximos. Em parceria com o Theatro Municipal foi contratada uma segurança passiva para proteger e impedir qualquer tipo de dano ou pichação ao patrimônio histórico.

 

Para entrar em contato com o Bar e realizar reservas deve ser contatado no telefone 11 93453-5594 ou acesse o site bardosarcos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui