FACULDADES DO DISTRITO CONSOLAÇÃO SE DESTACAM NO ENSINO BRASILEIRO

0
38

O QS Ranking é um órgão britânico que classifica, anualmente, as universidades pelo mundo e avaliou 428 instituições na América Latina. Faculdades como USP, Unicamp e Unesp se mantêm líderes. Já na grande São Paulo, o distrito da Consolação é lar de três instituições renomadas e de destaque internacional, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que passou a ocupar o 132º lugar neste ano, a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), 1e a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Localizada no Higienópolis, a Universidade Presbiteriana Mackenzie foi fundada em 1870 com objetivo de possibilitar que todas as pessoas tivessem acesso à educação.  Atualmente, a faculdade conta com mais de 40 cursos de graduação e nota 5 pelo Conceito Institucional do Ministério da Educação.

A instituição é conhecida, principalmente, pelos cursos de Direito e Arquitetura, os únicos oferecidos nos três períodos. Isabella Duarte Suppi, 18 anos, estudante de Direito, conta a razão de ter escolhido essa Universidade. “Escolhi o Mackenzie para cursar Direito porque é uma faculdade renomada no mercado de trabalho e por ser uma das melhores universidades do país”.

De acordo com a pesquisa O Melhor de SãoPaulo, feita pela Folha de São Paulo em 2022, o Mackenzie foi reconhecido na categoria educação como a melhor universidade privada do país em ensino híbrido.

A Fundação Armando Alvares Penteado, localizada em Higienópolis, próximo ao estádio do Pacaembu, completou 75 anos de sua história no ano de 2022.  Na década de 60, foi a primeira faculdade da capital a implantar um curso de graduação em Design. Atualmente, a universidade é conhecida por sua excelência na área da comunicação audiovisual.

Fachada da Fundação Armando Alvares Penteado, no Pacaembu. Foto por: Lucas Escórcio

Lucas Escórcio Caetano, 18 anos, ficou em primeiro lugar no vestibular de Jornalismo na FAAP  e conta o motivo de ter escolhido essa faculdade. “Duas coisas me fizeram escolher a FAAP, uma porque é uma excelente faculdade de comunicação e a outra coisa porque meu pai dá aula lá, então ele tinha boas experiências no ramo de comunicação”.

Já a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é a segunda melhor universidade privada do país. Fábio Assunção, ator e diretor teatral, recentemente ingressou no curso de Ciências Sociais da instituição.

Carolina Johansen, 19 anos, estuda na PUC há pouco mais de um ano e conta que Fábio tem fama de ser muito gentil. “Todo mundo fala que ele é muito gente fina, tá sempre batendo papo com as pessoas”.

A estudante de Relações Internacionais compartilhou que a universidade é um local com estudantes assim como Fábio: muito acolhedores, e esta foi uma das razões de ter optado por cursar lá. “A melhor coisa na PUC é a comunidade, eu vejo muita unidade e um sentimento de pertencimento que eu não tinha na minha escola”, afirmou a jovem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui