Alunos da Zona Norte de São Paulo participam de projeto solidário

Colégio do distrito de Santana cria projeto em que alunos são incentivados a prestarem serviços em casa de repouso ao idoso e creches.

0
59

O colégio Nossa Senhora Consolata está localizado no bairro do Imirim que fica no distrito de Santana. A instituição é marcada pelas ações sociais que propõe aos seus alunos. Uma delas o GVS (grupo de vivência solidária), que é uma ação social atualmente organizada pela professora Fátima Manoela. Com este projeto, o colégio incentiva os alunos a terem uma visão de mundo mais humanizada ao ajudarem em situação de vulnerabilidade.

Os alunos entre 11 e 18 anos tem a oportunidade de visitar creches para de ajudar no dia a dia das crianças e a casa de repouso para auxiliares idosos em suas rotinas. Ao visitar esses locais, os alunos conseguem ter uma perspectiva diferente da realidade. Neste movimento de troca, os idosos compartilham histórias e, após todas as conversas e experiências trocadas, organizaram um jogo de bingo com uma premiação no final, Guilherme Lima, de 20 anos, ex-aluno do colégio relata sua vivência ao participar do projeto ´´ ter contato direto com idosos, me ajudou a trabalhar um pouco minha calma para conversar com outras pessoas, acho que ao lembrar do sorri deles, me mantenho mais calmo. Me ajudou a ser alguém melhor´´

Já a visita à creche acontece na comunidade do Peri Alto, a visita é parte da parceria com o colégio que rende bolsas para alunos da comunidade. Muitas das crianças de um até cinco anos que frequentam a creche estão passando por situações de extrema vulnerabilidade, muitas vezes sem contato com a mãe pelas longas jornadas de trabalho ou questão de insegurança alimentar.

Os alunos do colégio ajudam as crianças com atividades didáticas como pintura ou leitura e depois colaboram com a hora do lanche. “Em um dos projetos culturais da escola meus colegas e eu fomos até a comunidade entender como podemos ajudá-los” diz Camilly Oliveira, ex-aluna, hoje com 19 anos.

O colégio Consolata foi fundado por sete freiras, que tinham como missão trazer boa educação e senso críticos para diversos países incluindo o Brasil, como o principal motivo da fundação era trazer novos métodos de ensino e uma oportunidade de mostrar ações solidarias para as novas gerações. A escola acredita que além da formação academia também é importante, a integridades dos alunos então fazem propostas culturais e   solidarias para seus alunos para terem a certeza que estão formando alunos íntegros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui