Bem-Estar de Moema

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O bairro de Moema, situado na zona sul cidade de São Paulo, é conhecido por seu alto padrão de vida e pela presença de uma população mais privilegiada economicamente. No entanto, essa realidade contrasta fortemente com as desigualdades sociais existentes no acesso aos serviços públicos.

Enquanto hospitais particulares e clínicas de alto padrão atendem os residentes mais favorecidos, outros moradores dependem exclusivamente do sistema de saúde público, visto que o bairro conta apenas com uma única Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender a toda a sua população. Como consequência, são enfrentadas a superlotação, longas filas de espera e dificuldades em agendar consultas.

A UBS Sigmund Freud está localizada na Avenida dos Carinás, número 525. Como qualquer outra Unidade Básica de Saúde, ela desempenha o papel na promoção da saúde e na prevenção de doenças, oferecendo serviços que vão desde consultas médicas de rotina até programas de vacinação.

Um dos auxiliares de enfermagem do estabelecimento, cujo nome não foi autorizado para ser revelado nesta reportagem, relata que o desafio mais comum a ser enfrentado em seu cargo é lidar com as vacinas atrasadas. “A gente pega muitas mães que tem a carteirinha de vacinação com muito tempo em atraso. Por exemplo, a criança tem 4 anos, mas a última vez que foi imunizada, ela tinha 2 anos. Então, isso acaba trazendo muitas dificuldades, pois muitas vacinas foram perdidas e tem vacinas que não podem ser tomadas.” Afirma.

A médica oftalmologista Aline Carvalho de Souza, 30 anos, trabalha na Clínica Santa Luzia na Rua Miruna, número 648. Por já ter atuado na Mooca, pode notar diferenças estruturais entre ambos os bairros. “A população tinha menos recursos e era mais dependente das operadoras de saúde, não conseguindo realizar procedimentos ou consultas fora da cobertura.” Diz.

Aline também ressalta que com os moradores de Moema, há maior comprometimento em marcar retornos. “É um perfil de pacientes diferentes, mas a clínica em que trabalho traz uma experiência diferenciada com a atenção centrada no paciente e a valorização da experiência em cada detalhe da jornada do paciente, o que facilita na fidelização e retorno.”

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