Retrato cultural no coração de São Paulo

0
39

A Oficina Cultural Oswald de Andrade é  um refúgio artístico, oferecendo programação diversificada e um ambiente acolhedor desde 1986.

Construído em alvenaria de tijolos e com cobertura em telha francesa, no coração d agitada cidade de São Paulo, ergue-se um refúgio cultural que encanta e inspira aqueles que têm o privilégio de adentrar suas portas: a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Reconhecida pelos moradores do Bom Retiro por sua programação e ambiente acolhedor.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, a primeira instituição criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, teve sua inauguração em 1986, sob o nome de Oficinas Culturais Três Rios, localizada no bairro do Bom Retiro. Em 1990, em homenagem ao centenário de nascimento do renomado escritor modernista Oswald de Andrade, um dos expoentes da literatura brasileira como romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta e jornalista, a instituição foi rebatizada.

Atualmente, a instituição se estabeleceu como um ponto de encontro para aqueles que desejam aproveitar um passeio cultural, conforme relatado pelo artista de rua, Marcos Araújo Barbosa, 33 anos.

“É como se fosse um lar para a expressão artística”, expressa Marcos, um apaixonado por música e artes visuais. Em entrevista, Marcos destacou não apenas a variedade da programação, mas também a atmosfera inclusiva do espaço. “É um local onde você se sente livre para ser quem é, para criar, aprender e compartilhar. Todos são bem-vindos, independentemente de seu nível de conhecimento ou experiência artística.”

Desde sua fundação, a Oficina Cultural Oswald de Andrade tem desempenhado um papel fundamental na formação de recursos humanos para a cultura. Suas atividades abrangem diversas áreas, como artes plásticas, cinema, dança, design, fotografia, história em quadrinhos, literatura, música, rádio, teatro e vídeo, direcionadas a jovens profissionais.

A Oficina foi pioneira na implementação de uma nova metodologia de formação cultural, concretizando propostas de programações que envolvem artistas, técnicos e pesquisadores por meio de cursos, oficinas, workshops, seminários e núcleos de produção.

O impacto causado pelo espaço influencia não apenas a vida dos frequentadores, mas também o cenário cultural da cidade. Em meio à agitação da metrópole, esse espaço se destaca como um oásis cultural, impulsionando a paixão pelas artes e celebrando a diversidade cultural que torna São Paulo única. Assim como Marcos, muitos encontram na Oficina Cultural Oswald de Andrade não apenas um local para aprender, mas um lar para suas expressões artísticas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui