Chora Menino: as lendas e mitos por trás do nome do bairro da zona norte de SP
Saiba porque o bairro recebeu esse nome
O bairro em questão é o bairro do Chora Menino. Fundado em 1897 e reconhecido em documentos oficias da capital paulista desde o século XIX. Sua presença fica mais normal e perceptível nos mapas a partir dos primeiros anos do século XX. Localizado no distrito de Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo, tanto o bairro, quanto o cemitério, possuem diversas histórias e lendas que podem ter dado origem ao seu nome um tanto quanto curioso.
A primeira delas conta que após um surto de varíola na Zona Norte da cidade de São Paulo, muitos jovens atingidos pela doença, acabaram falecendo e foram enterrados no cemitério do bairro. Então, o nome teria tido origem devido ao choro dos amigos e familiares dos meninos falecidos. Esta história, porém, tem um pequeno detalhe que a torna difícil de ser verdadeira. A epidemia de varíola atingiu a capital paulista em 1875, mas o cemitério e a capela onde os velórios foram supostamente realizados, foram construídos apenas duas décadas depois. Após a construção do cemitério, o bairro se desenvolveu ao seu redor.
Tendo em vista a disparidade das datas na lenda anterior, muitos acreditam que a verdadeira história por trás do nome seja sobre a senhora que morava perto do vale que existe na região. Segundo a lenda, havia uma pequena casa e nela morava uma senhora um tanto quanto assustadora, que acolhia crianças abandonadas pelos pais em sua porta. Durante a noite, a senhora supostamente jogava essas crianças, muitas vezes, bebês recém nascidos no vale para que fossem devorados por animais. Durante a noite, então, de acordo com a história popular, era possível ouvir o choro dos meninos que haviam sido jogados no vale.
Segundo estudiosos, a residência dessa senhora ficava na esquina da rua Coronel Evaristo de Campos, uma rua que leva direto ao Cemitério do Chora Menino.
Luciene Marcato, moradora do bairro do, diz conhecer ainda uma outra história por trás desse nome curioso. Segundo ela, o bairro recebeu esse nome devido a construção da Avenida Inajar de Souza, que soterrou uma cachoeira que havia no local.
É difícil, porém, acreditar que esse seja o motivo pelo qual o bairro recebeu este nome, já que a avenida Inajar de Souza não passa pelo bairro do Chora Menino.
As histórias são desconhecidas de novos e antigos moradores, ou frequentadores, do bairro.
Paulo Ramos, que mora no bairro há mais ou menos um ano e meio, diz “não sabia como e nem porque o bairro havia recebido esse nome”. Quando tomou conhecimento a respeito das lendas e histórias, ficou surpreso. Segundo Paulo, ele chegou a pensar que podia ser por conta de alguma criança que chorava muito no cemitério, após perder um ente querido.
Podemos até não saber com certeza o que deu origem ao nome do bairro Chora Menino, o fato é que apesar de macabras e aterradoras, as histórias e lendas envolvendo o nome do bairro e do cemitério, são bem interessantes.