O Parque Linear Transguarulhense, localizado na cidade de Guarulhos em São Paulo, foi inaugurado em 2004 na Avenida Transguarulhense, situada no bairro chamado Parque Continental 1. O espaço, que possui uma área com cerca de 24 mil metros quadrados, é composto por uma quadra e um campo de futebol, além de uma área verde utilizada por moradores da região para passeios, rotinas de exercícios e eventos culturais.
Considerado uma praça pública, o Parque Linear Transguarulhense é um território livre de edificações, que valoriza o meio ambiente natural. Sua estratégica localização e fácil acessibilidade possibilitam a socialização, integração e lazer dos moradores locais e das proximidades. Além disso, eventos culturais dos mais variados acontecem com frequência no local, permitindo à população o acesso à arte, cultura e lazer.
Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guarulhos é o segundo maior município paulista, com uma população de 1,29 milhão de habitantes. A cidade está na região metropolitana do estado de São Paulo e possui uma área territorial de 318,6 km². No distrito do Parque Continental, o Parque está localizado próximo à UBS do Jardim Paulista e a escolas como a Escola Estadual Professor Celso Piva.
Grandes eventos como a Bienal do Livro de Guarulhos realizada em 2018 e o Aniversário de 463 anos da cidade de Guarulhos, comemorado com shows em 2023, aconteceram no local e foram organizados por departamentos da prefeitura da cidade. De acordo com Ricardo Balcone, 38, atual diretor do Departamento de Turismo de Guarulhos, o Parque Transguarulhense foi o local escolhido para a comemoração do aniversário da cidade por ser um espaço viável para a montagem de novas estruturas, e estar localizado numa região populosa. Além disso, Balcone afirma que o Parque Linear Transguarulhense é relevante para o turismo na cidade, mas que há maneiras de potencializá-lo. “Dentro do meu planejamento existem sim algumas possibilidades. Ter um evento gastronômico ali na região, conseguir levar para lá um evento de carros antigos. Fica bonito de se ver! Também gostaria de levar uma mostra de cinema para lá, acho que é muito pontual e muito favorável para o local”, diz o diretor sobre novos eventos a serem realizados no Parque, a depender da gestão que irá assumir a prefeitura, após as eleições deste ano.
De cultos a batalhas de rima
Outras atrações culturais realizadas por iniciativas populares como Batalha da Linear acontecem com frequência no espaço. A batalha de rima, criada pelos jovens Maraca e Peaga, como são conhecidos, ocorre no Parque Linear Transguarulhense todas as terças-feiras, a partir das 19h30. Artistas de diferentes regiões são convidados a se apresentarem no evento, e participam de edições especiais como ‘Autotune’ e ‘Acapella’. A depender da edição, os artistas disputam em solo, duplas ou trios. O evento é gratuito e de livre acesso ao público. As apresentações são gravadas e podem ser vistas no canal oficial da Batalha da Linear, na plataforma Youtube.
Igrejas locais também utilizam o espaço para a realização de seus eventos. No dia 08 de setembro, a igreja Assembleia de Deus – setor 19, do ministério do Belém, realizou mais uma vez uma campanha de evangelismo. Com o tema “Saindo das Quatro Paredes”, o evangelismo consiste na divulgação da doutrina cristã para pessoas que ainda não a conhecem. Denilson Batista, 45, pastor há 23 anos, explicou durante entrevista que o tema escolhido representa a propagação do evangelho para além da congregação. “Nós não podemos guardar só conosco aquilo que já recebemos. A bíblia diz: de graça recebei, de graça dai”, explica. Além disso, Denilson que é pastor há mais de cinco anos na mesma igreja, afirma que este trabalho é feito cerca de uma vez ao ano, e que o Parque Transguarulhense é o local escolhido pela proximidade com a igreja, além de ter um fluxo maior de pessoas no espaço.
De acordo com uma pesquisa feita por alunos e professores da E.E.Prof.Celso Piva, em 2021, para o projeto de revitalização do Parque Linear Transguarulhense, 89,4% dos 160 moradores e frequentadores que responderam ao questionário afirmam que o parque é uma importante área de lazer no bairro. Outros 48,6% afirmam que a área é importante para a realização de shows e eventos. Porém, 60,7% dos participantes consideram que a prefeitura da cidade não cuida adequadamente do local, o que demonstra a necessidade de intervenções para a melhoria na estrutura do espaço e melhor aproveitamento, por parte da população.
👏👏👏
Perfeito