Os grafites são uma forma de arte urbana muito comum na região metropolitana de São Paulo, com atenção especial aos bairros Vila Madalena, Vila Mariana e Pinheiros. Diferente das “pixações”, consideras por muitos como vandalismo, o grafite é uma expressão artística feita com sprays de tinta e temos grandes nomes no brasil deste estilo como Eduardo Kobra, Alex Senna e Binho Ribeiro que na espalharam sua arte ao redor do mundo em prédios e muros.
Bruna Maleh, Fernando Bertrand, Guilherme Leitão, Leonardo Andrade, Luca Ferrari
Atualmente, os grafites de rua têm se popularizado cada vez mais em diversas cidades do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela agência de marketing americana MDG Advertising, em 2018, 72% dos entrevistados consideram o grafite uma forma de arte e 67% afirmam que o grafite pode embelezar uma área urbana.
O grafite de rua também pode ter um impacto econômico positivo nas cidades, sendo um atrativo para o turismo e gerando renda para os artistas locais. Segundo estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, o grafite pode aumentar o valor dos imóveis em até 13%.
De acordo com o artista plástico Leandro Nascimento Bitencourt Ferreira, 31 anos, morador da região há quatro anos, os grafites são um ponto positivo do distrito sem dúvida alguma. Além de ser algo que ele já tem muita afinidade e trabalha no dia a dia, ele enxerga que o bairro ainda tem muito espaço para expandir a quantidade de grafites pelo distrito e pela cidade, no geral. “O primeiro mural foi aqui no Pastorinho e, de uns sete anos pra cá, já tem mais dois ou três grafites da Mari Matos (artista de rua), mais cinco ou seis murais aqui na rua Vergueiro. Então dá pra ser uma extensão artística de São Paulo.”
Caminhando pela Rua Vergueiro é possível observar aproximadamente cinco grafites em toda a sua extensão. Nas palavras do Leandro, “o grafite aqui atrás do Pastorinho já foi reformado duas vezes e já faz uns seis ou sete anos que existe esse mural.” Ele completa dizendo que ainda há muito espaço para novos trabalhos.
O distrito possui tanta conexão com os grafites e as artes de rua que em junho de 2022 um espaço cultural que reúne grafites de mais de 30 artistas foi aberto na região.
Essa galeria é chamada de LobOF, além de explicitar essa característica artística do distrito, também têm áreas de shows, palestras, food truck e até quadra de basquete. Além de ser um bom lugar para conhecer mais a cultura de rua na Vila Mariana, também é um bom lugar para os moradores próximos curtirem.
Na região, ainda é possível observar a presença de muitas “pixações” em alguns estabelecimentos como lanchonetes, bares, mercados, entre outros, o que acabe deixando o bairro com uma aparência mais suja, que é o contrário da proposta dos Grafites.