Igreja Nossa Senhora Aparecida é o coração de Moema

Paróquia faz parte do desenvolvimento e funcionamento do distrito. Conheça sua história

0
170
Praça Nossa Senhora Aparecida conta com barracas de comerciantes.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida completa, em 2023, 90 anos de história. São nove décadas sendo um ponto crucial do distrito de Moema, com relevância histórica, social e econômica.

A Paróquia começou a ser construída em 1933, onde antes existia uma parada da linha de bonde que ligava a Praça da Sé ao Largo do Socorro, nas esquinas das avenidas Moema e Rodrigues Alves, atual avenida Ibirapuera. A fundação foi feita pela Ordem dos Padres Salvatorianos e financiada pela família Loureiro, da Procuradoria-Geral do Fisco de São Paulo. Em 1937, a Igreja foi ampliada e ganhou uma praça, que leva o mesmo nome.

O padre Samuel Alves Cruz, 41 anos, é pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida desde 2020. Ele acredita que o templo teve grande contribuição para o desenvolvimento de Moema, sobretudo pelo fato de que as pessoas que residiam na região na época da fundação foram pioneiras na devoção de Nossa Senhora Aparecida por ali. A participação da Igreja tão foi tão intensa, que uma das ruas que tangencia a praça chama-se Rua Divino Salvador, a única de Moema que não recebeu nomes indígenas ou de pássaros, sendo justamente uma homenagem à presença dos padres salvatorianos.

No início, sob o auxílio de freiras franciscanas, a Paróquia mantinha um colégio. Contudo, em 1940, a escola se desmembrou da gestão dos padres e mudou de local. Mas hoje está apenas há alguns quarteirões de distância da Igreja. Ainda dirigido pelas religiosas franciscanas, mantém o nome de Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida.

Assistência à comunidade

Ao longo dos anos, a Paróquia realizou e continua realizando importantes serviços de assistência social. Atualmente, mais de 300 voluntários prestam auxílio a deficientes auditivos e visuais, a menores de idade em situação de rua, a famílias carentes e a outras pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de suas pastorais. Dentre as diversas atividades prestadas, estão a alfabetização de adultos; a doação de cestas básicas; a arrecadação sazonal de brinquedos e materiais escolares; o chamado “Bazar da Caridade”, que recebe doações e tem parte do lucro das vendas revertida aos assistidos e o “Domingo do Pão”, que no primeiro domingo de cada mês oferece sanduíches a pessoas em situação de rua. É por meio de tais ações que a Igreja busca manter “a dimensão de conscientização acerca da importância em se preocupar com a vida humana”, como relembra o padre Samuel.

Além de ser um espaço de devoção e solidariedade, o local também promove lazer e convivência. Na praça, há o chamado “Parcão”, uma área cercada e arborizada destinada apenas aos cães da vizinhança, onde os animais podem interagir uns com os outros. Uma das frequentadoras é a consultora Cintia Coelho, de 39 anos. Moradora de Moema há 10 anos, ela leva seus dois cachorros para usufruir da praça ao menos uma vez por semana.

A praça Nossa Senhora Aparecida também possui grande importância econômica. Durante a semana, mas sobretudo aos domingos, comerciantes povoam os espaços. As barracas com toldos amarelos vendem artesanatos e roupas e as com toldos vermelhos comercializam alimentos.

Uma das vendedoras é Lúcia Maria Rodrigues, de 80 anos. Há 22 anos, Lúcia monta sua barraca na praça aos domingos para fazer a venda de suas peças de cerâmica. Ela afirma ter um bom retorno financeiro e, quando entrevistada, ainda pela manhã de domingo, abriu um sorriso para contar: “hoje mesmo já vendi”.

A praça também dispõe de aparelhos de ginástica gratuitos para quem deseja se exercitar. As crianças podem ter momentos de lazer, divertindo-se nos brinquedos do parquinho. Muitas celebrações também ocorrem nas dependências e costumam atrair um grande público, como as tradicionais festas juninas, a de Nossa Senhora Aparecida e outras, organizadas pelos moradores da região.

Ainda hoje, a Igreja tem sua relevância geográfica. Isso porque a estação Moema de metrô localiza-se em frente à paróquia. Construída em 2018, pouco mais de 50 anos após os bondes pararem de circular na região, a estação apresenta uma chamativa abóboda de vidro em seu exterior e faz parte da Linha 5-Lilás.

Em comemoração aos 90 anos de história, o altar e a Igreja foram “dedicados”, trata-se de uma consagração em uma solene celebração eucarística que consiste na aspersão de água benta, unção e incensação do altar e iluminação do templo com velas.

Diante da participação histórica e do impacto no bom funcionamento de Moema, o pároco Samuel acredita que a Igreja é “um centro de divulgação da fé e da cultura”, por isso, “a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro, continua tendo esse papel de evangelização, de trabalho voltado aos mais necessitados, por meio de diversas iniciativas de ajuda e de promoção humana”.

Por Isabela Vitiello

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui