O trabalho que o coração não aguenta

0
11

Existem diversas causas que precisam ter mais visibilidade e importância, e para muitas dessas causas existem ONGs.

Organizações Não Governamentais, mais conhecidos como ONGs, são entidades independentes, sem fins lucrativos, que se dedicam a causas sociais, ambientais, culturais, entre outras. Normalmente elas são formadas por voluntários e financiadas por doações, parcerias e subsídios governamentais, e não tem vínculos com o governo, porém podem ter colaborações em certas ações.

Existem ONGs em todos os bairros, e não seria diferente no bairro de Santana, no qual existe diversas ONGs. A Associação Tia Marly, uma das mais conhecidas do bairro, é uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes

O trabalho deles se baseia em acolher e cuidar de bebês recém-nascidos, até jovens de até 17 anos e 11 meses, que é o limite que pode estar no abrigo, as crianças chegam lá após decisões de juízes, às vezes as crianças eram retiradas das famílias por motivos de maus tratos, falta de condições, negligências, abandonos e diversos outros motivos.

O psicólogo Paulo Roberto Bezerra de 29 anos, que trabalha na ONG Tia Marly falou sobre a importância que ele acredita que a causa é tão importante      “A primeira coisa é pensar no direito da criança e do adolescente, onde que está esse direito que muitas vezes ainda é violado. E quando eu falo de violação, não estou falando que a família é o problema, eu estou falando que onde a família tá inserida começa o problema. A gente está falando de uma questão do Estado, uma questão do governo, qual é o tipo de manutenção que essa família recebe para conseguir dar conta da criança que eles têm. Então, acho que é importante porque é um olhar que a gente consegue ter mesmo que a criança já tenha sofrido muito”.

Ele traz uma discussão muito importante sobre a importância do estado e do governo em problemas como este, pois muitos acreditam que eles deveriam ajudar mais em questões como está, já outros acreditam que eles deveriam cuidar totalmente. Mas o que todos concordam, é que o governo deveria dar uma importância muito maior para causas como está, seja da forma que for, porém dando uma maior importância.

Paulo contou um pouco também do porquê se interessa tanto pela ONG, “Na verdade, acho que aqui a gente trabalha muito com critério de adoção também, eu acho que eu fui mais adotado do que adotei. Então, a gente vai se aprofundando na vivência das crianças, na história delas, entendendo qual é a magnitude do projeto”.

Depois falou um pouco sobre a dona e uma das fundadoras da ONG Tia Marly, que é a própria Marly, “Ela é uma das fundadoras da casa, então, ela fala muito de uma missão. Uma missão que ela tem de ajudar qualquer criança, independente do que e de que forma.”. Após isso, ele falou sobre o apoio que todos que trabalham e são voluntários lá, dão para ela, “E ela precisa desse apoio né, a gente fala que nós somos os braços. Então, a gente ajuda dentro do que dá nesse sentido”.

E como qualquer profissional que trabalha em lugares como este ou os voluntários que ajudam em qualquer ONG ou associação que seja, tem desejos para que a ONG ou a associação cresça cada vez mais, e que possam ajudar cada vez mais na causa que fazem de tudo para melhorar seja na causa das crianças, na causa animal, na ambiental, na social, ou qualquer que for. E na Tia Marly não seria diferente, Paulo falou um pouco de seus desejos para a ONG, “Olha, acho que hoje eu compartilho um pouco o desejo da Marly, que é abrir o Tia Marly 2, que aí seria dividir um pouco, porque a gente consegue fazer o trabalho, mas precisa de mais espaço, precisa de mais gente”.

Na Associação Tia Marly, e qualquer tipo de abrigo para crianças assim, elas podem ficar desde recém-nascidos, até 17 e 11 meses, porque depois se tornam maiores de idade, e isso é muito triste para o jovem e o próprio abrigo, que todos acabam se apegando e se tornando uma família, e depois o jovem tem que sair, tendo ou não lugar para ir. Então é ainda mais uma causa que deve ser ajudada, pois existem lares para esses jovens, mas são poucos e difíceis de arrumar vagas para eles lá. Isso mostra que existem muitas causas que normalmente as pessoas nem imaginam que precisam ter importância, mas precisam e muito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui