Por trás das ruas arborizadas, restaurantes sofisticados, lojas de grife e parques encantadores, está localizada na Avenida Miruna, 648, a clínica da médica oftalmologista Heloísa Nascimento, de 39 anos, que em seu cotidiano realiza exames de refração e acuidade visual, biomicroscopia anterior e fundo de olho e a realização de tomografias e mapeamento de retina, se necessário.
Ela compartilha que sua escolha de carreira foi inspirada por um evento marcante de sua infância, quando testemunhou o pai removendo o curativo de uma paciente que havia passado por um transplante de córnea. A expressão de alegria da mulher ao recuperar a visão teve um impacto duradouro em sua decisão de seguir essa profissão.
Por ter trabalhado tanto em áreas desfavorecidas quanto nobres da cidade, Heloísa ressalta que as diferenças regionais do público que é atendido pelo SUS com os de clínica privada está na capacidade e acesso na compra de medicamentos. “Acredito sim que em Moema há maior conscientização sobre a importância de exames regulares. Tanto que nas escolas é pedido o atestado de saúde ocular das crianças”, diz
A doutora enfatiza que a saúde ocular requer cuidados que variam ao longo da vida. “Ao nascimento, todos os bebês devem ser examinados na maternidade, antes da alfabetização e anualmente se houver alguma queixa, enquanto os que estão próximos dos 40 anos devem ir ao oftalmologista anualmente, além de manterem a higiene dos cílios e pálpebras”, afirma.