O comércio de antiguidades permanece forte diante de novos formatos.

0
62

A região de Pinheiros na cidade de São  Paulo é frequentemente procurada e é conhecida pelos bares e casas de festa na região. Nesse sentido, há vários locais que são considerados atrações e passeios para moradores e turistas. A feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto, localizada na frente da Igreja do Calvário, é um exemplo marcante. Já que o  evento acontece há mais de 35 anos e  reúne dezenas de vendedores, das mais variadas antiguidades e artesanatos. Seja pela curiosidade ou necessidade das consideradas relíquias,  as jóias, talheres, carrinhos e discos de vinil são alguns dos objetos encontrados na feira.

 

Além disso, muitos artistas e artesão expõem seus trabalhos manufaturados, e muitos estão desde o seu início e se mantiveram após dificuldades enfrentadas, principalmente durante a Pandemia.  Um exemplo desses profissionais é a Maria Ramalheiro , de 74 anos, empresária e que está trabalhando na feira desde o seu início. Ela trabalha com a venda de antiguidades como pratos, bijouterias e acessórios tanto nacionais quanto importados. Por acompanhar desde o início o desenvolvimento da feira na região de Pinheiros, Maria conta como aconteceram as principais mudanças na sua organização. Ela conta sobre a implantação do Projeto Qualidade, que incentiva os comerciantes a cuidarem de seus produtos e dos serviços realizados a partir de premiações. Maria revela “ A feira antigamente tinha muita coisa “clichão” e que não possuía condições de venda, mas o pessoal deixava exposto”

 

 

Além disso, Maria relata os principais desafios de se manter como comerciante na região.

O avanço tecnológico, a praticidade de muitos sites de vendas e a Pandemia são os principais pontos levantados. “Hoje tem a entrada da internet e o online, muitos preferem o conforto da casa e fazem compras pelos sites”, segundo a comerciante. Para ela o mercado de feiras de ruas, principalmente das antiguidades, vem adotando meios para facilitar as vendas pela Internet.

Outro fator colocado em questão pela empreendedora é a diminuição da procura devido ao período de isolamento social. Já que muitos vendedores no período se aposentaram e muitos clientes estão nas plataformas digitais, ou até mesmo comprando réplicas de produtos, importados para o Brasil.  “Ficamos quase um ano e meio parados”. Entretanto, mesmo com a volta normal do comércio, muitos dos comerciantes do local não voltaram […]”.

 

A empreendedora e comerciante a mais de trinta anos no mercado, Maria Ramalheiro transparece a sua previsão para  o futuro da feira. Diante de todos os novos desafios, o comércio de antiguidades ainda é muito procurado, tanto por jovens quanto os mais velhos. Isso se deve,segundo ela , pela valorização desse tipo de mercadorias, e a sua originalidade ainda por um público. Assim, a feira de antiguidades da praça Benedito Calixto em Pinheiros é além de uma fonte de renda, mas um ponto turístico e histórico do bairro. E segundo Maria “A internet traz uma diminuição dos clientes, mas sempre têm muitos que gostam de visitar, passear e fazer compras.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui