População do Bom Retiro teme aproximação da cracolândia

Mesmo aparecendo entre indicativos negativos de pequenos delitos, oficiais da segurança pública não veem situação alarmante

0
63

Em julho deste ano, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou a intenção de realocar a cracolândia para as imediações do distrito do Bom Retiro, na região central norte da capital paulista. O local, que já é conhecido pelos índices de furtos, enfrenta novo cenário que pode agravar a situação.

Detentor de uma herança patrimonial, o bairro do Bom Retiro tem como o motor principal de sua economia o comércio de roupas. Desde o final do século XIX, o bairro é conhecido por aderir às culturas estrangeiras, sendo que primeiro chegaram os imigrantes italianos, depois os judeus e, atualmente, a comunidade sul-coreana é dominante no distrito.

Por também ser conhecido como um bairro comercial, o Bom Retiro atrai alguns delitos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve, em 2022, 3.818 furtos no local, além de 1.100 roubos. O cabo da polícia militar Thiago Camargo, 41, corroborou com os dados ao comentar: “Nossa principal preocupação aqui no bairro são com os furtos, principalmente se tratando de comércio”. Próximo à estação da Luz, o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo), é quem lida com a maior parte dessas denúncias.

Segundo levantamento do portal R7, nos dois primeiros meses de 2023, o Bom Retiro figurou entre os 10 bairros com o maior número de furtos de celular. O mesmo estudo aponta que 40% desses crimes ocorreram durante o período da tarde, em que os moradores estão retornando para casa.

Com a mudança de localidade da cracolândia, hoje já se pode registrar um aumento significativo de pessoas em situação de rua. O medo da população se deve à imprevisibilidade das ações dos realocados no cotidiano do lugar. Em contrapartida, mesmo com as aproximações recentes dos usuários de drogas, o soldado Camilo Dantas, 29, afirma que o quadro de pequenos delitos ainda não teve alteração, mas deixa um alerta: “Por enquanto está tranquilo, principalmente aqui no interior do Bom Retiro, mas ao chegar próximo das estações, fica mais complicado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui