Aloísio Pedrosa Lira, de 54 anos, trabalha no prédio Smart Vila Madalena como gerente de condomínio, desde 2018. Seu ambiente de trabalho fica localizado na Rua Paulistânia, ao lado da estação de metrô Vila Madalena. Este é um dos pontos diferenciais do prédio, já que “as pessoas que moram Smart usam muito o metrô por ser bem próximo a estação. É mais fácil para se locomover aos bairros próximos”, segundo Aloísio.
O interesse de apartamentos neste condomínio é, em sua maior parte, justamente por este motivo. “A maioria das pessoas que vão à procura de unidades para morar no prédio falam da facilidade de ter o metrô ao lado, além de acharem a região um local seguro”.
O gerente condominial também afirmou que “os moradores do Smart Vila Madalena, em sua maioria, não possuem carros, já que não veem necessidade”. Por serem apartamentos pequenos, num estilo de estúdio, o público do prédio é mais jovem. Jovens adultos que estão cursando a faculdade e trabalhando por perto, por exemplo.
Sua locomoção entre a casa e o trabalho acontece por este mesmo meio de transporte. O caminho da Vila Prudente até a Vila Madalena ocorre por toda a linha verde, uma vez que cada uma dessas regiões representa uma extremidade da linha. Apesar do transporte ser lotado nos considerados horários de pico, sua facilidade é um dos benefícios fornecidos por ele.
As estações de metrô são distribuídas pelo bairro. As linhas verde e amarela passam pela região com estações como Vila Madalena, Sumaré e Fradique Coutinho. Além da linha esmeralda, de trêm, que também está localizada na região com a estação de Pinheiros.
Anteriormente, Aloísio já trabalhou em bairros como Moema, Morumbi, Vila Santa Catarina e Jabaquara. Ao compará-los com a Vila Madalena, localizada no distrito de Pinheiros, o gerente condominial afirmou que seu atual local de trabalho é o que mais se adaptou. “A comodidade é ótima, tem tudo que você procura muito fácil”. Em contrapartida, ressaltou que o custo de vida é maior do que o das outras regiões.