Médico defende equilíbrio do orçamento na saúde pública

0
59

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na cidade de São Paulo, um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal se encontra no distrito de Pinheiros. Esse dado pode ser considerado um reflexo da alta concentração de investimentos tanto públicos como privados nos principais setores de funcionamento como a saúde, transporte, educação e segurança.

No local encontram-se mais de sete unidades básicas de atendimento e diversos centros  médicos especializados.   Além disso, no limite do distrito está o “Quadrilátero da Saúde”, composto por diversos hospitais referência em saúde pública no país, como o Hospital das Clínicas e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. O médico infectologista Edison Boccardo, 58, que atende no Hospital Emílio Ribas da rede pública e do Hospital São Luís, da rede particular, está em contato com a região e seus arredores. Ele evidencia que a cobertura da área da saúde pública na região é suficiente para os moradores e outros indivíduos transferidos.

Por trabalhar tanto no meio público e no privado, Edison ressalta que a maioria dos seus pacientes no hospital financiado pelo estado, são de outras regiões, principalmente as mais afastadas dos grandes centros urbanos.  “Grande parte vem de lugares mais periféricos mesmo,(eles) sabem que há um hospital melhor que está disponível, ao invés do que está em seu bairro, ou mais próximo” , afirma o profissional.

Entretanto, o médico ressalta que há grande demanda da rede privada devido ao perfil socioeconômico mais elevado dos moradores e sua  localização privilegiada. Em Pinheiros, estão localizados diversos hospitais privados, como o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital São Luís. Devido a isso o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) não fica sobrecarregado e os investimentos feitos são de certa forma suficientes, segundo Edison.

A prefeitura de São Paulo afirma que em 2023 a área da saúde possui um orçamento de 364 milhões para ampliação, reforma e manutenção dos serviços de saúde. No entanto, esse investimento ao ser distribuído  não há preocupação de equidade, ou seja, todos os distritos recebem quantias iguais, sem haver grande carência desses recursos em grandes áreas centrais, como  Pinheiros e região. Edison Boccardo levanta que o investimento na área da Saúde Pública é necessário, principalmente onde não há o amparo e busca maior por hospitais e clínicas de atendimento privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui