De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o bairro de Santo Amaro tem sido nos últimos anos, especificamente de 2022 para 2023, um bairro relativamente violento, principalmente no quesito de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.
Porém como em toda cidade, logicamente ocorrem muitos furtos. Em 2022 ocorreram 414 lesões corporais culposas por acidentes de trânsito e 4579 furtos. Já em 2023, houve uma diminuição para 282 nas lesões e um aumento para 5905 nos furtos em geral.
Maria Aparecida de 65 anos trabalha como camelô. Ao ser questionada sobre a ocorrência de furtos e acidentes de trânsito na rua Amador Bueno em frente ao Mais Shopping, disse que “aqui é muito sossegado para trabalhar. Eu saio vou no banheiro, deixo minha banca e nunca sumiu nada daqui.” Ao ser questionada se a região da estação Largo Treze era perigosa Maria relatou de forma curta e clara. “Lá é, mas aqui não, aqui é sossegado”, insistiu. A senhora completou em relação a ocorrência de acidentes de trânsito na região, sendo eles atropelamentos e batidas de carro. “Não, atropelamento aqui não, eu já vi batida assim de carro. Não acontece muito, dos anos que eu estou aqui só duas vezes que eu vi, não foi nada grave só amassou um pouquinho”, disse.
Leontina Rosemary Cartano de 49 anos, atua como vigilante no terminal Santo Amaro. Disse que nunca presenciou nenhum furto dentro do terminal, e completou que “nos arredores do terminal há furtos mas não com muita frequência”.
As pessoas entrevistadas estavam próximas ao shopping. O Mais Shopping fica localizado à frente do terminal e perto da estação Largo Treze. Quando questionado sobre a segurança e a frequência de furtos tanto no shopping como no bairro, Araújo Silva, chefe de segurança do shopping, afirmou que “furto dentro do shopping é constante, tem bastante, 80% de uma semana tem ocorrência. O Largo Treze é conhecido como zona vermelha, tem muitos furtos, golpistas, assaltantes e ladrões de mochila.”