O crime permeia por Perdizes

0
23

Mesmo considerado um dos bairros mais seguros de São Paulo, o distrito de Perdizes não é imune a violência. Os atos criminosos, registrados na área normalmente são, furtos e roubos de pertences como celulares e bolsas, e a venda de entorpecentes. Dos 93 distritos policiais da cidade de São Paulo, o de Perdizes aparece na quarta colocação com 600 casos envolvendo roubo e furto de veículos no ano de 2023, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. 

Marcondes Ribeiro Leal,58, é manobrista do estacionamento Multipark Perdizes, em frente a PUC, na Rua Monte Alegre. Questionado sobre a segurança da região, o manobrista relatou observar pouco o entorno, pois na maioria do tempo permanece dentro do estacionamento: “Aqui dentro a gente está seguro”, mas comentou sobre casos de roubos a noite no horário em que não está presente. 

Marcondes disse já ter ouvido diversos relatos de estudantes tendo os seus celulares e pertences roubados. Ele também comentou sobre o seu longo tempo trabalhando no local e cita uma ocorrência no estacionamento, em que se teve um furto e roubo de veículo, em um assalto a mão armada, mas ressaltou ter ocorrido há alguns anos já. “Foi antes da pandemia”, disse. 

Em relação ao que aperfeiçoar na segurança em Perdizes, Marcondes respondeu prontamente sobre a melhora do policiamento: “Tem que ter mais policiamento,né? Ter mais rondas porque raramente a gente vê uma viatura ou algum oficial passando por aqui”. O manobrista diz que por conta da universidade, a região é extremamente movimentada. Muitas pessoas vão para Perdizes para estudar e também opinou e pontua sobre um problema referente aos moradores de rua na região e na cidade toda: “Então eles ficam circulando, pedindo alguma coisa, a cidade está cheia de mendigos também, né?”. 

Os números de inquéritos na região são praticamente invisíveis comparados aos da capital como um todo. Entre os anos de 2019 a 2022, o bairro registrou 3.459 inquéritos policiais (0,98% de todos os inquéritos da capital), enquanto, no mesmo período na capital paulista, foram registrados 350.099 inquéritos. Em relação aos furtos e roubos de veículos, Perdizes possui poucos casos, como dito por Marcondes, o qual presenciou apenas uma ocorrência. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui