Mobilidade e segurança são desafios em Pinheiros

0
23

 

O bairro de Pinheiros pode ser considerado um dos mais seguros em relação aos demais na cidade de São Paulo. Entretanto a boemia e o entretenimento constante que rodeiam a região, são um inconveniente para moradores. Desta forma, a estudante de psicologia,Pietra Petrini, 21anos, moradora entre os limites de Pinheiros e Vila Madalena aponta que apesar da região ter maior parte de seus moradores ter uma renda concentrada e o Índice de Desenvolvimento ser considerado bom, a moradora não concorda que o distrito seja “perfeito” e aponta os fatores que interferem no desenvolvimento da região. 

Dentro das questões levantadas pela moradora a falta de segurança para acidentes de trânsito, devido a embriaguez de muitos que frequentam a região principalmente a noite, ela afirma se sentir insegura para andar na rua. “Por ser cheio de restaurantes e bares, conforme o tempo passa, só ficam os que bebem muito e depois pegam o carro, e como mulher fico com medo”, ressalta Pietra. A pesquisa divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito sustenta essa preocupação, ao divulgar que 42% das mortes no trânsito, em São Paulo,  são por suspeita de embriaguez, além de causarem em média 10.000 acidentes por ano no estado, segundo os dados levantados.Além da falta de responsabilidade devido a embriaguez, Pietra ressalta que muitos moradores ficam alertas para a degradação de suas propriedades, “a maioria dos prédios e casas, adotam medidas preventivas como tapumes, porque as pessoas depredam tudo. “

 

Outro fator ressaltado pela estudante é sobre a segurança, pois mesmo a região  concentrando grande parte da elite paulistana, na área residencial e na comercial, o investimento para garantir o amparo é feito em sua maioria privatizado. Ou seja, grande parte da infraestrutura, como câmeras, seguranças são do orçamento dos próprios moradores preocupados em redobrar a segurança local. O  local é um atrativo para crimes, devido frequentadores da região que são financeiramente privilegiados. Um dos casos graves e mais recentes do sequestro de uma mulher que na saída de um restaurante em Pinheiros, foi sequestrada e mantida de refém por quase um dia inteiro. Além disso, a pesquisa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mapeou as regiões com maior registros de boletins de ocorrência com roubos e furtos, e  Pinheiros se encontra em sétimo lugar na pesquisa, com mais de 5800 ocorrências só em 2023. 

 

Pietra Petrini destaca a questão da péssima situação de ruas e calçadas no distrito, devido aos grandes desníveis e a infraestrutura. Ela considera ser um local inapropriado para locomoção, com degraus altos e mesmo com muitos moradores andando a pé, ela não aproveita a região o tanto quanto gostaria. Além das calçadas que possuem muitos buracos, a estudante ressalta que muitos bares e restaurantes invadem o espaço público. Logo devido a essas circunstâncias, parte da população com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiências físicas, não usufruem da região, a estudante aponta também que observa apenas crianças, pais e poucos moradores jovens se locomovendo a pé pela região. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui